De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que pelo menos 14% de crianças e adolescentes com idades entre 10 e 19 anos sofrem de algum tipo de transtorno mental. Mas quais situações podem desencadear esses problemas tão precocemente? A clínica Alcance – Núcleo de Desenvolvimento Humano traz uma reflexão sobre o assunto. Confira a seguir.
Como cuidar da saúde mental infantil?
Fundamental para o desenvolvimento saudável e equilibrado das crianças, a saúde mental infantil impacta todas as áreas da vida, tanto agora quanto no futuro. E ao nos referirmos à saúde mental na infância, isso não significa simplesmente a ausência de transtornos e doenças, mas ao equilíbrio psicológico, emocional e à capacidade de entender os próprios sentimentos, de sentir bem-estar emocional e ter a capacidade de lidar com os próprios sentimentos.
A infância é um período extremamente importante para a construção de uma base emocional sólida. Nessa fase, o cérebro está em intensa fase de desenvolvimento e formação de conexões e é nesse momento que a criança começa a entender o que sente, reagir a esses sentimentos e perceber de que forma o mundo externo responde às suas ações.
Assim, ter um ambiente seguro, que garanta suporte emocional é essencial para que ela se sinta protegida, acolhida e validada em suas emoções e tenha condições de enfrentar seus pequenos desafios cotidianos com mais segurança e resiliência.
Além disso, ao cuidar da saúde mental das crianças é possível prevenir o surgimento de problemas futuros. Um estudo realizado entre universidades brasileiras com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com escolas públicas de São Paulo e do Rio Grande do Sul revelam que 80% dos estudantes apresentou algum tipo de transtorno mental, como ansiedade, TDAH, fobias ou esquizofrenia não recebem tratamento médico nem psiquiátrico.
Leia também: 5 dicas para controlar a ansiedade
Esses números revelam que a negligência de cuidados mentais na infância pode resultar em uma série de distúrbios e transtorno mentais na vida. É por isso que dar atenção às emoções desde cedo é uma forma de ajudar as crianças a lidarem com questões desafiadoras que sempre farão parte da vida, como a sensação de medo, tristeza, raiva e frustração. Fornecer recursos para que eles elaborem esses sentimentos contribui para o desenvolvimento de adultos emocionalmente mais saudáveis e resilientes. E o psicólogo é uma peça fundamental nesse processo.
Quer entender de que forma os processos terapêuticos podem contribuir para a saúde mental na infância? Entre em contato com a clínica Alcance – Núcleo de Desenvolvimento Humano e saiba mais.
Comments