Ainda não há um consenso sobre quais são as reais causas do autismo, mas existem várias pesquisas e estudos na tentativa de identificar aquelas que podem ser as possíveis razões para o desenvolvimento desse transtorno. Neste conteúdo da Núcleo Alcance, você vai conhecer quais podem ser as mais prováveis. Leia o artigo na íntegra!
Autismo: o que é?
Existem muitas informações equivocadas quando se fala sobre o autismo. Em partes, porque infelizmente ainda há pouco conhecimento sobre a condição, o que acaba por gerar muito preconceito e crenças capacitistas que em nada favorecem o diálogo sobre o assunto. E também em partes porque, muitas vezes, a condição pode ser confundida com outros transtornos que apresentam sintomas similares.
Por definição, autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode afetar a maneira como o indivíduo percebe o mundo e interage com ele. O autismo dificulta as habilidades sociais e pode ser percebido também pelas reações emocionais.
Causas do autismo
É importante destacar que os causas descritas a seguir não são determinantes para diagnosticar alguém com autismo. Todo diagnóstico deve vir acompanhado de avaliação neuropsicológica realizada por um profissional.
Predisposição Genética
Existem estudos científicos capazes de analisar, durante o desenvolvimento do feto, mutações espontâneas e a herança genética transmitida dos genitores para os filhos.
Ainda sobre as condições genéticas, entre irmãos gêmeos, no caso de gêmeos idênticos (100% do mesmo material genético) e não-idênticos (50% do mesmo material genético), muitas pesquisas acadêmicas apontam que o fator genético pode ser uma das causas para desenvolvimento do transtorno.
Essas pesquisas constataram que, no caso de irmãos gêmeos idênticos, a probabilidade de ambos serem autistas é de aproximadamente 70%. Entre gêmeos não-idênticos esse percentual era reduzido para 30% e entre irmãos não gêmeos era de cerca de 20%.
Fatores ambientais
Estudos também apontam que alguns aspectos ambientais podem favorecer o desenvolvimento do TEA em pessoas predispostas ao transtorno.
Risco elevado
· Gestações com intervalo de apenas um ano entre elas;
· Idade avançada dos pais (de ambos ou individualmente);
· Complicações na gravidez como parto prematuro, gestações múltiplas (gêmeos, trigêmeos e etc);
· Deficiências nutricionais como falta de vitamina D.
Risco reduzido
· Boa alimentação;
· Não consumir álcool ou drogas durante a gestação;
· Manter a vacinação em dia;
· Evitar exposição à radiação e metais pesados.
Desvendar as possíveis causas do autismo pode ser desafiador. No entanto, pode também representar um grande apoio no tratamento de indivíduos com esse transtorno e suas famílias.
Mas lembre-se: só um profissional capacitado pode fazer o diagnóstico adequado. Aqui na clínica Núcleo Alcance você encontra uma equipe experiente das mais variadas áreas de desenvolvimento humano como: psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, fisioterapeutas, entre outras. Todos os nossos profissionais realizam um tratamento individualizado, focado nas necessidades e desenvolvimento de cada paciente. Entre em contato conosco e saiba mais!
Comments