Você escolheu fazer terapia. Parabéns! É esta uma importante e excelente decisão. Agora, diante de tantos métodos e abordagens terapêuticas existentes, como decidir qual será a melhor, a depender do seu perfil e objetivos no processo terapêutico? Hoje vamos conversar sobre a TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental), seus benefícios e ajudar a descobrir se essa abordagem pode ser eficaz para você. Leia até o fim este artigo da clínica Alcance – Núcleo de Desenvolvimento Humano.
Como funciona a Terapia Cognitivo-Comportamental?
A TCC é amplamente reconhecida por sua eficácia no tratamento de diversas condições e distúrbios emocionais e psicológicos, como a ansiedade, o estresse pós-traumático e a depressão. Se você buscando uma alternativa prática e eficaz de melhorar sua saúde mental, essa abordagem certamente é o que você procura. Confira a seguir os principais benefícios da terapia cognitivo-comportamental e como ela poderá te ajudar.
Relaciona pensamentos, comportamentos e emoções
A TCC se baseia na ideia de que nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão interligados. E que muitas vezes, os pensamentos distorcidos ou negativos que temos sobre nós, os outros e a realidade ao nosso redor afetam diretamente nossas emoções, levando a sentimentos negativos como ansiedade, depressão, raiva ou medo.
Tais sentimentos, por sua vez, influenciam de forma prejudicial os nossos comportamentos.
Assim, a TCC irá identificar esses padrões de pensamento negativos e trabalhar para modificá-los. Através da terapia, você irá conseguir reconhecer quando esses pensamentos surgirem e aprenderá a substituí-los por crenças mais realistas e positivas. Mudando a forma como pensa, é possível também transformar como se sente e, consequentemente, como se comporta diante das situações.
Foco no presente e na solução de problemas
Quando falamos de TCC, um dos seus maiores diferenciais é que, diferente de outros métodos de terapia que podem se concentrar de forma mais enfática em acontecimentos passados, ela é orientada para o momento presente, abordando problemas atuais que afetem sua vida no momento. Durante as sessões, você e seu psicólogo irão identificar quais situações estão causando sofrimento e desenvolver estratégias para lidar com eles.
Esse foco em problemas atuais faz com que a terapia cognitivo-comportamental traga resultados significativos rapidamente.
O paciente é parte ativa do processo
Na TCC, você, como paciente, não é um mero receptor das observações do seu terapeuta. Aliás, pelo contrário, você tem uma participação ativa no processo terapêutico.
Isso significa que o psicólogo irá atuar mais como um facilitador, oferecendo orientação e apoio, mas é você que irá aplicar, fora das sessões no dia a dia, as estratégias aprendidas e observar os resultados de suas mudanças.
Essa abordagem colaborativa, que confere ao paciente empoderamento, é um benefício essencial para o sucesso da terapia. Grande parte da eficácia do trabalho terapêutico vem das suas ações cotidianas, seja registrando pensamentos, experimentando novos comportamentos ou colocando em prática estratégias de enfrentamento. A responsabilidade dividida entre você e seu terapeuta proporciona um ambiente de autonomia, no qual você se sente seguro sobre o seu avanço no processo terapêutico.
Leia também: 3 benefícios da terapia cognitivo-comportamental
É mais do que comprovada a eficácia da Terapia Cognitivo-Comportamental na melhora da saúde mental, pois é um método que te ajuda a identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais e a promover mudanças reais e duradouras. Se você está buscando uma terapia com resultados tangíveis e que o envolva ativamente no processo, essa é certamente a sua melhor escolha.
Na clínica Alcance – Núcleo de Desenvolvimento Humano contamos com uma equipe especializada na abordagem TCC e que poderá te ajudar a conquistar resultados significativos. Entre em contato com a gente e saiba mais.
Comments