top of page
Foto do escritorRedação Alcance

Qual a importância da nutrição para a saúde das crianças?


Uma boa alimentação é essencial em todas as etapas da vida, mas quando se trata de desenvolvimento infantil o assunto merece atenção especial. Entenda neste conteúdo da Núcleo Alcance qual a importância da nutrição na saúde de crianças e jovens.


A importância da nutrição para crianças

Obesidade infantil


Sabemos que os índices de obesidade infantil continuam elevados. Segundo um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil, cerca de 9,4% das meninas e 12,4% dos meninos são considerados obesos.


São diversos os fatores que resultam no excesso de peso em crianças como predisposição genética, transtornos psicológicos e comportamentais, sedentarismo e, claro, hábitos alimentares pouco saudáveis.


A obesidade infantil acarreta diversos problemas como: hipertensão arterial, diabetes, problemas cardíacos, de postura, além de ansiedade e depressão.



Desnutrição


Se por um lado, o excesso de comida pode desencadear uma série de problemas, comer pouco também pode comprometer o desenvolvimento e a saúde da criança.


As causas para desnutrição podem ser desde sociais, por falta de acesso a alimentos, como por seletividade alimentar, quando a criança apresenta dificuldades para se alimentar normalmente e escolhe apenas comer o que prefere, sendo na maior parte das vezes alimentos com pouco valor nutritivo como doces, pães, processados e refrigerantes.


A ausência de nutrientes nessa etapa da vida pode resultar em diversos problemas como: anemia, falta de concentração, crescimento desacelerado, enfraquecimento do sistema imunológico, perda de cabelos, palidez, entre outros.



Mas como posso estimular a alimentação saudável na infância?


Essa é uma dúvida comum a muitos pais e mães que consideram desafiador conseguir que os filhos se alimentem corretamente.


E dependendo da faixa etária esses desafios podem se intensificar ainda mais. O período de introdução alimentar após os 6 primeiros meses de vida, por exemplo, acarreta muitas dúvidas às famílias e contar com uma ajuda profissional nesse momento é de grande valia.

Já crianças maiores que apresentem uma recusa ou neofobia alimentar também podem ter esse quadro agravado até a adolescência. Assim, quanto antes ocorrer a intervenção de um profissional, melhores serão os resultados.


A alimentação é um dos principais pilares para uma vida feliz e saudável, que todas as crianças merecem ter acesso. Por isso, se seu filho apresenta dificuldades ou desinteresse por uma boa alimentação, procure já um nutricionista de sua confiança. Na Núcleo Alcance nós contamos com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de excelência, preparados para te ajudar. Atendemos por consultas particulares (presenciais ou online) e também convênios médicos. Entre em contato conosco e saiba mais!

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page